Pneu possui prazo de validade?

Remédios, comidas, bebidas, tudo tem data de validade. Passou, estragou. Mas você sabia que pneu também tem? Aposto que você achava que se não usar, não gasta e continua valendo, não é? E ainda tem gente que se gaba dizendo que “apesar dos 15 anos de idade do carro, os pneus ainda são originais! ”

Isso está completamente errado! Os pneus duram, sendo usados ou não, cinco anos, no máximo seis, depois que foram fabricados. Por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados.

É que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens. Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013. Passou do tempo de validade, ou seja, cinco a seis anos no máximo da data de fabricação dos pneus de seu carro, troque-os.

Fique de olho nessa data, também, quando for adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade.

Ah, não se esqueça do eterno “esquecido”: o estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado!

Fonte:carroscomcamanzi.com.br